Muitos consumidores sabem que sobre o pagamento da conta de luz são cobrados inúmeros impostos. Mas nem todos sabem para onde estes valores são direcionados.

É por isso que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está preparando um aplicativo que será disponibilizado no computador e celular para o consumidor saber para onde vai os impostos que ele paga da conta de luz.

Como será o aplicativo?

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos de concessão dos vencedores do primeiro leilão de transmissão de 2018, realizada em setembro, o diretor-geral da Anel André Pepiton disse o seguinte sobre o aplicativo:

“Qualquer consumidor poderá acessar a sua conta de luz e saber o que está indo para subsídio, o que está indo para geração, qual a parcela da transmissão, qual a parcela das distribuidoras e qual a parcela de impostos”, disse.

Ainda de acordo com o diretor geral, não há uma data para o lançamento do aplicativo, mas que a agência está trabalhando para que seja feito ainda este ano. Logo, este aplicativo pode mostrar de forma mais detalhada os custos envolvendo a luz elétrica.

Claro que é bom o consumidor saber para onde vai o valor que ele está pagando. Através dele, os consumidores poderão ficar cientes sobre a quantidade de taxas que pagam sobre a conta de luz. Já escrevemos outro texto a respeito disso. Na conta de luz há 26 taxas que o consumidor paga.

Subsídios do setor elétrico

Quem ainda conta com a energia elétrica em sua residência sabe que os custos com a luz têm aumentado a cada ano. E mesmo com promessas e propostas de baixar o valor, o mesmo não tem ocorrido.

Durante este evento, o diretor-geral da Anel André falou que governo federal estuda uma série de ações para reduzir os constantes aumentos nas contas de luz.

“Vamos avaliar os problemas e o que for do ponto de vista regulatório, será feito pela Aneel por meio de resolução, o que for de ponto de vista do Poder Concedente, por meio de decreto do MME e o que for necessário mudanças legislativas, será discutido com o Congresso”, afirmou.

Mesmo isso representando uma notícia boa não é certeza alguma. Há muito tempo o governo vem fazendo esforços para tentar diminuir o valor da conta de luz, mas nos últimos anos ela só aumentou. Só que isso depende de inúmeros órgãos competentes, e por isso muitos consumidores estão cansados de pagar a luz.

E por mais que existem iniciativas que querem diminuir o valor da conta de luz, outras ações acabam colaborando para o seu aumento. Como foi o caso da aprovação da Câmara da isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. A aprovação do projeto pelos deputados ocorreu em julho.

Outro motivo, é os custos das subsidiárias do norte com furto de energia, os famosos ‘gato’. Ou seja, quem paga por isso é você consumidor! Sendo assim, é que muitos deles estão recorrendo a alternativas mais sustentáveis.

Produza a sua própria energia

Se você não quer ficar dependendo de estudos e do governo para pagar menos impostos em sua conta de luz há uma saída: produzir a sua própria energia. Isso pode ser feito através da energia solar que tem aumentado no Brasil a cada ano.

Essa é uma das alternativas para reduzir as despesas, assim diminuindo o consumo de energia elétrica, e consequentemente ajudando a ter uma economia na conta do final mês.

Neste sentido, o cliente que optar pela energia solar pode compreender que em sua residência ou comércio ele pode gerar a sua própria energia renovável, o que elimina a necessidade de lidar com as contas mensais de energia elétrica.

Escolher uma empresa de energia solar é muito importante. Mesmo que o investimento possa ser considerado alto, especialistas afirmam, os sistemas fotovoltaicos já se pagam em 5 anos em muitos estados brasileiros. 

Ou seja, o consumidor terá os seguintes benefícios ao escolher em uma empresa de energia solar:

  • Fonte de energia renovável e infinita;
  • Traz mais economia na conta de luz: isso faz desse sistema praticamente um investimento;
  • Sistemas silenciosos e que agregam valor aos empreendimentos: não se preocupe, este sistema é silencioso;
  • Não polui o ambiente ao redor: você estará ajudando o planeta;
  • Oferece manutenção mínima e longa vida útil – com garantia média de 25 anos. Claro que essa garantia pode depender muito do que cada empresa oferece;
  • Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico;
  • Equipamentos fáceis de instalar, com mão de obra cada vez mais especializada;
  • Faça a escolha certa da empresa de energia solar

E você? Vai querer ficar dependendo de aplicativo que mostra a quantidade de impostos que paga? Ou quer reduzir a conta de sua luz para até 95%? A escolha é sua.

Após ler o texto já é possível ter mais questões esclarecidas. Uma delas é saber o que quer e que a decisão que tomar hoje pode melhorar o seu futuro. Ou você quer ficar dependendo do governo e de promessas que a conta de luz vai baixar?

Com a atual situação econômica que o Brasil se encontra é difícil acreditar que a conta de luz pode baixar. Por isso, é bom não perder tempo, aproveitar os financiamentos voltados para energia solar que muitos bancos oferecem e instalar o sistema em sua residência ou comércio.

Não fique se preocupando com o aumento da conta de luz. Invista no sistema de energia solar. Além de diminuir os custos, vai valorizar o seu imóvel. 

Então, não perca mais tempo, clique em Solicitar Orçamento, envie seus dados, que no mais breve tempo, você irá receber um telefonema da equipe de atendimento Suntech Energia Solar. 

Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escrever. Gostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter!

Referência: Canal Energia