O Estado do Ceará vem se destacando quando o assunto é energia solar. É por isso, que o Estado é o atual líder do Nordeste no setor de geração fotovoltaica.

Foi o que apontou os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estes números são baseados em à comparação aos anos de 2018 e 2017.

Eles mostraram que o crescimento de energia solar no Estado já é 44% superior ao de todo ano de 2017, quando o crescimento já havia sido de 98% em relação ao ano anterior.

Dados animadores e que mostram o potencial que o Estado tem para a energia solar, e como a população pode se beneficiar disso.

Ceará: um estado que deve aproveitar o potencial do sol

O Ceará se destaca em relação aos outros estados pelo elevado índice médio anual de radiação solar.

A localização geográfica, no Nordeste brasileiro, próximo à linha do equador, permite menor oscilação e maior incidência de raios solares. Por isso, que investir em energia solar no Ceará é muito válido.

Confira logo abaixo o crescimento de energia solar no setor no Estado nos últimos anos, e compreenda os dados relacionados a anos anteriores:

  • Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará tem 1.307 unidades de geração distribuída, com potência instalada de 30,8 megawatts (MW);
  • 2013 até 2017 foram instaladas no Estado 719 unidades geradoras de energia solar, com 12,6 megawatts (MW) de capacidade instalada;
  • em 2018 foram adicionadas 556 unidades geradoras, com 8,0 MW de capacidade;

Confira abaixo os números do crescimento de energia solar e domiciliar:

  • 71,2% dos números de operação são da classe “residencial” (909 unidades geradoras);
  • o segmento “comercial” conta com 284 unidades e responde por 44% da potência instalada de geração distribuída no Estado, com 9,13 MW;
  • As outras unidades estão distribuídas nas classes “industrial” (33 unidades, e 5,22 MW), “poder público” (21 unidades e 0,96 MW), e “rural” (28 unidades e 0,23 MW).

Investimento e linhas de financiamento

Hoje se tornou muito mais fácil investir em energia solar na sua residência ou comércio. E o estado do Ceará faz parte dos 23 Estados do país a conceder a isenção da cobrança do ICMS sobre a energia gerada.

Isso eleva ainda mais a rentabilidade do sistema e reduz o seu investimento a longo prazo.

Há inúmeros bancos que podem ajudar se você não tem o dinheiro para pagar no momento. Afinal, são vários bancos e financeiras que oferecem linhas de crédito voltadas especialmente para o sistema de energia solar.

Entre os mais conhecidos estão: Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Bradesco, Santander, Votorantim, Banco do Nordeste, Banco do Amazonas e Caixa Econômica, entre outros.

Normalmente os bancos trabalham com essas linhas de créditos:

  1. As taxas de juros variam de 3,5 a 7,5%.
  2. Os termos são tipicamente 12 meses a 120 meses.
  3. Os juros podem ser dedutíveis.

 Por que mudar para energia fotovoltaica?

Vários motivos explicam o aumento da procura pela energia solar.   Um deles é o sucessivo aumento da conta de luz que a cada ano tem pesado consideravelmente no bolso do consumidor, e outro fator é que a implantação do sistema de energia solar caiu aproximadamente 50%.

Por isso, o momento ideal para instalar energia solar em sua residência ou comércio é agora. Tanto é que, instalando um sistema de energia fotovoltaica você estará contribuindo para um futuro melhor.

Quem sabe em um futuro próximo é possível transformarmos essa realidade e termos um futuro com 100% de energia renovável? E se você optar por esse sistema, decidindo hoje e conversando com a empresa, a instalação também é muito rápida. Em 2 a 3 dias você terá seu sistema instalado com mínima interferência na rotina da sua residência ou empresa.

Consumidor do Ceará não perca essa oportunidade

Com estes dados, o consumidor do Estado do Ceará pode se valer dessa situação e aproveitar para saber sobre a possibilidade de instalar um sistema fotovoltaico em sua residência.

E se considera o valor ainda alto, pode contar com ajuda dos bancos, que tem linhas de financiamento voltadas especialmente para este segmento.

Justamente por isso muitos empresários estão investindo em fontes renováveis no Ceará.  Ressaltamos ainda que há muitas vantagens em optar pela energia solar. Enumeramos algumas: 

  • A energia solar é renovável. Isso quer dizer que o calor do sol ainda permanecerá ativo durante alguns bilhões de ano; 
  • É uma forma limpa de produzir energia; 
  • Não são necessárias grandes áreas ou desmatamento para a sua instalação; 
  • Baixa necessidade de manutenção; 

As pesquisas também mostram que até o ano de 2024 provavelmente 1,2 milhões de geradores de energia solar estarão funcionando no país.

E essa procura tem explicação. É que o setor de energia solar vem sendo impulsionado pelo aumento da poluição ambiental. Muitas pessoas se preocupando a preservação da natureza.

Mas não somente isso. Os custos diminuírem, há também incentivos governamentais e reduções fiscais para a instalação de sistemas solares. 

Concluindo…

A energia solar é a pauta do momento. E para 2019 os números são positivos.

Isso porque a energia solar no Brasil está crescendo, o setor registrou um aumento de 300% nos últimos dois anos.

Um desenvolvimento bem significativo e além do esperado para a estratégia solar do Brasil. Os números são positivos para os próximos anos e o fato dos bancos ajudarem no financiamento, também facilitou.

A Suntech chegou em Fortaleza para trazer mais economia e vantagens aos consumidores da região. A dúvida sobre o investimento médio necessário para ter energia solar fotovoltaica varia de acordo com o seu consumo.

Então, não perca mais tempo, clique em Solicitar Orçamento, envie seus dados, que no mais breve tempo, você irá receber um telefonema da equipe de atendimento Suntech Energia Solar.

Aproveite esta chance e confira o quanto a energia solar é capaz de transformar a sua vida. E o Brasil tem uma enorme capacidade de aproveitamento da energia solar!

Referência: Diário do Nordeste