Não é mais novidade que o crescimento de energia solar aumenta a cada ano. E em Ceará e Fortaleza, ela ocupa posição de destaque no nordeste quando o assunto é as cidades que mais usam energia renovável.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em março e mostram que Ceará e Fortaleza ocupam posição de destaque quando assunto é energia solar. E não é à toa, já que os longos períodos de sol, de certa forma contribuem positivamente para essa posição. Acompanhe os números abaixo para compreender melhor.

– Fortaleza conta com 22,9 megawatts (MW) em potência instalada, o que representa 3,6%. No ranking estadual no País ocupa a oitava posição;

– Ceará possui 8,1 MW, no qual corresponde 1,3%, e no ranking municipal está na sexta colocação;

Ceará se destaca frente a produção de energia solar

O Ceará se destaca em relação aos outros estados pelo elevado índice médio anual de radiação solar.

A localização geográfica, no Nordeste brasileiro, próximo à linha do equador, permite menor oscilação e maior incidência de raios solares. Por isso, que investir em energia solar no Ceará é muito válido.

Investimento e linhas de financiamento

Hoje se tornou muito mais fácil investir em energia solar na sua residência ou comércio. E o estado do Ceará faz parte dos 23 Estados do país a conceder a isenção da cobrança do ICMS sobre a energia gerada.

Isso eleva ainda mais a rentabilidade do sistema e reduz o seu investimento a longo prazo.

Há inúmeros bancos que podem ajudar se você não tem o dinheiro para pagar no momento. Afinal, são vários bancos e financeiras que oferecem linhas de crédito voltadas especialmente para o sistema de energia solar.

Entre os mais conhecidos estão: Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Bradesco, Santander, Votorantim, Banco do Nordeste, Banco do Amazonas e Caixa Econômica, entre outros.

Energia elétrica subiu muito no país

Você sabia que a demanda do Brasil por eletricidade aumentou quase 200% em 30 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia? Mas ficar referem da energia elétrica pode não ser uma boa escolha já que há opções como a energia solar.

Somente nos últimos 20 anos, a tarifa de energia elétrica aumentou 50% acima da inflação. Os dados são do Instituto Ilumina.

Ainda foi apontado que a energia elétrica no Brasil é a quinta mais cara do mundo, atrás apenas da Dinamarca, Alemanha, Portugal e Irlanda.

E realmente a cada ano, os aumentos são constantes e a qualidade não é a das melhores, já que é comum, dependendo da região, quedas de energia elétrica.

Por isso, é muito vantajoso o próprio consumidor produzir a sua própria energia elétrica e não ser referem da matriz hidrelétrica. Isso é possível através da produção da energia solar que utiliza o sol para você ter a sua energia em casa. Se interessou?

Quero energia solar agora!

O primeiro passo para solicitar um orçamento para instalação dos equipamentos é procurar uma empresa especializada. Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escrever. 

Gostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter!