As mudanças climáticas estão ocorrendo cada vez mais rapidamente e as empresas tem se dado conta da importância de se combater o aquecimento global e principalmente de seu grande papel nesta função. Muitas iniciativas têm surgido para a redução de carbono e para a obtenção de energia limpa. A cervejaria Ambev é uma das empresas que estão aproveitando a chance de criar um consumo mais consciente e menos nocivo ao planeta.

No inicio de 2019, a Ambev informou que irá construir, ainda este ano, uma usina solar em sua Cervejaria de Uberlândia. O projeto irá abastecer todas as indústrias da companhia localizadas no estado de Minas Gerais e pretende ser uma dos grandes empreendimentos da empresa para se tornar mais verde.  

Planta inaugurada abastecerá as operações da indústria com 100% de energia solar

Este ano a companhia de Bebidas das Américas (Ambev) anunciou que estará dando um passo importante para reduzir a sua pegada ecológica. A empresa anunciou que irá criar uma usina solar na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Esta usina será capaz de gerar energia suficiente para abastecer 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém no estado.

De acordo com a planta do projeto, o sistema combinado terá de 4.905 painéis solares e capacidade de geração de 1.815 kWp .  Conforme a empresa, esta quantidade de energia coletada do sol contribuirá para que 1.910 toneladas de CO2 deixem de ser emitidas. Conforme informou a Ambev, o projeto desta usina irá funcionar por meio de geração distribuída. Isto significa que a energia gerada pela planta, equivalente à quantidade utilizada nos CDDs, será disponibilizada para a grade pública do estado.  

A construção dessa usina é um marco na história da companhia e um passo importante em direção a um futuro onde todas as nossas operações serão abastecidas por eletricidade gerada por fontes sustentáveis”, declarou o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo.  Figueiredo ainda afirmou ter certeza que o reflexo positivo de projetos como esse ajudarão a empresa a “construir o sonho que temos de um mundo melhor para as próximas gerações”, defende.

Ambev pretende atingir sua meta de sustentabilidade em 2025

Não é a primeira vez que a empresa está voltada para projetos que priorizem o meio ambiente e o consumo sustentável.  A Ambev pretende ter todas suas operações no Brasil alimentadas por energias de fontes renováveis até 2025. A empresa firmou este compromisso em 2017 e vem dando alguns passos em direção à realização deste compromisso.

A Ambev informou que nos últimos cinco anos foram destinados mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados para a obtenção de energia renovável e outros projetos ligados a sustentabilidade. Este ano, a empresa realiza mais alguns compromissos e coloca novas metas. O projeto da Ambev é que todas elas possam ser cumpridas até 2025. 

De acordo com a empresa, estes projetos de sustentabilidade seguem quatro pilares. O primeiro pilar para uma empresa mais sustentável seria a criação de embalagens circulares, ou seja, 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que possam ser recicladas. A empresa tem como segundo pilar para sustentabilidade um conjunto de ações climáticas. Isto envolveria a criação de energia renovável e a redução das emissões de carbono.

O terceiro pilar para a criação de uma empresa sustentável é a gestão da água. A empresa pretende melhor a disponibilidade e a qualidade da água nas comunidades aos quais está relacionada.  Além disso, de acordo com a Ambev, outro pilar importante para tornar a indústria mais ecológica é a agricultura inteligente.

Frota sustentável é um dos projetos voltados ao meio ambiente da Ambev

Além da usina de energia solar em Uberlândia, a empresa possui outro projeto sustentável. Trata-se dos caminhões que distribuem o produto produzido pela Ambev no país.  A Ambev informou que está desenvolvendo o primeiro modelo 100% elétrico e movido a energia limpa da América Latina. O projeto é uma parceria com a  Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

Segundo declarou a empresa, estes caminhões possuem zero emissão de carbono, micropartículas e dos temidos poluentes óxidos de nitrogênio (NOx) liberados pelo diesel.  Este empreendimento ainda está em fase de testes.  Com esta nova frota de caminhões ecológicos, cerca de 35% da frota que atende as operações da cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa. Isto significa que a empresa deixará de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono por ano.

Conheça a Ambev

 A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev ou ainda Ambev) nasceu em 1999 da união entre a Cervejaria Brahma e  a Companhia Antarctica. Atualmente, ela é uma das maiores empresas de produção de cervejas e bebidas do Brasil. Conforme a empresa, hoje a Ambev é responsável por mais de 100 rótulos de bebidas em território nacional.

Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre a  Ambev e empresas estrangeiras como a  Interbrew e a  Anheuser-Busch. Hoje a empresa conta com cerca mais de duzentas marcas de bebidas em território nacional e internacional.

Saiba as vantagens da energia solar

A energia solar, que é captada através de diferentes tecnologias, utiliza a luz do sol para produzir diversas formas de energia. Este tipo de captação é considerado um dos mais sustentáveis e um dos mais compensatórios.

A luz solar hoje é uma forma extremamente lucrativa e sustentável de se obter energia. Além de ser limpa, renovável, ela pode ser um investimento que pode dar bons frutos com o tempo. Este tipo de captação é considerado um dos mais sustentáveis e um dos mais compensatórios. Utilizar energia solar pode reduzir sua conta de luz em até 95%.

A energia solar reduz as emissões de fases de efeito estufa e possui uma grande capacidade de renovação. Por ser limpa e renovável ela possui impacto ambiental mínimo. Cuidar do planeta também é consumir com sabedoria. Procure marcas que respeitem o meio ambiente e se preocupem em criar um futuro mais sustentável, este é o primeiro passo para um mundo mais sustentável.

Não fique se preocupando com o aumento da conta de luz. Invista no sistema de energia solar. Além de diminuir os custos, vai valorizar o seu imóvel.

O primeiro passo para solicitar um orçamento para instalação dos equipamentos é procurar uma empresa especializada. Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escrever. Gostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter!