E os estudos mostrando que a energia solar pode ser um investimento importante vem se comprovando a cada ano. O mais recente foi realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Através da pesquisa realizada, foi apontado que a energia solar representa uma oportunidade de redução dos custos de energia para os consumidores a contratação de usinas solares fotovoltaicas nos leilões das Distribuidoras.

Energia solar como opção para usinas termelétricas

O que isso quer dizer? De acordo com o estudo da ABSOLAR é estimado que os consumidores poderiam ser beneficiados com uma redução de custos entre R$ 2 e 7 bilhões, em menos de 5 anos. É muita coisa não acham?

Sem contar que essa ação também evitaria a liberação de entre 15,4 e 17,9 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera no mesmo período, contribuindo para o cumprimento dos compromissos brasileiros de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Conforme o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, é preciso uma conversa mais aprofundada, principalmente pela proposta divulgada pelo Ministério de Minas e Energia de contratar novas termelétricas fósseis a gás natural para o atendimento da região Nordeste.

“Porque trocar termelétricas antigas por outras termelétricas, quando poderíamos estar substituindo as termelétricas fósseis por usinas baseadas em renováveis, a preços menores? Temos um imenso potencial renovável subutilizado e que reduziria não apenas os custos financeiros, mas também os custos ambientais, de poluição e de gases de efeito estufa, de uma maneira muito mais efetiva e contundente. Outros países do mundo já começam a contratar renováveis com armazenamento para fins de segurança energética, com preços competitivos e sem emissões de gases de efeito estufa”, falou Koloszuk.

Termelétricas: são caras e prejudicam o meio ambiente

Os custos não são apenas para o bolso do consumidor. É fato que a energia produzida pelas termelétricas ajuda a distribuir luz, mas os donos ao ambiente são inúmeros.

Mesmo que elas representam o abastecimento de muitos consumidores, as usinas termoelétricas causam muitos danos ao ambiente e ao país. O resultado é o aumento na produção de CO2, gás responsável pelo aquecimento global, além da poluição do ar, aumento o risco de doenças respiratórias.

É fato que os brasileiros estão pagando mais cara pela energia elétrica devido a bandeira tarifária vermelhada que foi acionada para compensar os custos do acionamento de termoelétricas. Isso em decorrência de menos água nos reservatórios das hidrelétricas, a produção de energia por meio da queima de combustíveis. Por isso, a energia termelétrica se mantem a todo favor desde 2002.

E quando o país estabeleceu por meses consecutivos, a “bandeira tarifária vermelha nível 2”, quem paga a conta é o consumidor. Mesmo sabendo que as termelétricas mais caras do País foram reativadas nos últimos anos, só que foram acionadas este ano para evitar um novo apagão. Logo, os consumidores brasileiros terão de pagar uma conta extra.

Essa desativação ocorreu como uma medida de segurança de suprimento, por conta da severa crise hídrica que diminuiu a capacidade de geração de energia elétrica das hidrelétricas, especialmente na região Nordeste.

Por isso, é que muitos especialistas ressaltam que é necessário aumentar o investimento na geração de energia renovável, e uma delas é a energia solar justamente porque não geram poluição no seu processo, e são consideradas uma forma limpa de produção, com baixo custo de manutenção, e não exigem grande espaço para a instalação.

Energia Solar começa a crescer no Brasil

Se o Brasil é um dos lugares mais abençoados com a incidência de raios solares, o que falta para o seu crescimento? Mas aos poucos a energia solar vai se consolidando no país. Principalmente nos últimos anos é possível notar este crescimento. Seja uma saída do consumidor em reduzir a conta de energia elétrica, ou a possibilidade de gerar a sua própria energia.

O financiamento dos bancos tem ajudado muitos consumidores, pois estes tem liberado linhas de crédito que facilitam a negociação. E quem também sentiu este crescimento foi a fabricante de equipamentos elétricos WEG de Santa Catarina. Devido a procura a empresa quer levar novos investimentos para países vizinhos como a Argentina.

Entre as vantagens do sistema solar estão:

  • A energia solar é renovável. Isso quer dizer que o calor do sol ainda permanecerá ativo durante alguns bilhões de ano; 
  • É uma forma limpa de produzir energia; 
  • Não são necessárias grandes áreas ou desmatamento para a sua instalação; 
  • Baixa necessidade de manutenção; 

 

Quer gerar energia solar? Contrate uma empresa segura

Assim como qualquer escolha que impacta em sua vida, a decisão precisa ser tomada com cautela. E quando se fala em energia solar a escolha da empresa precisa ser levada considerando alguns critérios.

Veja como exemplo a Suntech, empresa de energia solar que vem se destacando na região do Ceará por um trabalho de qualidade e profissionais capacitados.

Especialidade em energia solar: Entre todas as fontes de energia renováveis existentes, a Suntech é especializada na geração de energia solar fotovoltaica; 

Portfolio de instalação:  tem experiência comprovada através dos vários projetos realizados; 

Atendimento personalizado: são vários canais de atendimento ao cliente, com site com todas as informações da empresa e rápida no atendimento de suas demandas; 

Equipe altamente treinada: Conta com uma equipe de engenheiros, técnicos e instaladores altamente treinados; 

Tem sede própria com toda a estrutura: com o aquecimento do mercado, muitas “empresas” de energia solar têm surgido na forma home offices, ou seja, dificulta o atendimento aos clientes e até mesmo manterem em ordem os equipamentos.

A Suntech possui uma sede física, própria, onde você encontra toda a estrutura para lhe explicar melhor como funciona o sistema de geração de energia e atender todas as demandas dos clientes.

Não fique se preocupando com o aumento da conta de luz. Invista no sistema de energia solar. Além de diminuir os custos, vai valorizar o seu imóvel.

Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escrever. Gostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter! 

Referência LATEC UFF