Independente da procura e do objetivo, uma coisa é certa: quando um cliente resolve instalar em seu imóvel o sistema de energia solar há um aumento médio do valor do seu imóvel. E por que isso ocorre? 

É muito comum haver dúvidas sobre a instalação de um sistema solar fotovoltaico. Principalmente sendo um sistema que não é barato, o consumidor repensa se vale a pena o investimento, principalmente se ele não pretende ficar morando na casa por muitos anos. E a resposta é: vale a pena sim! 

Continue lendo o texto para saber porque há realmente um aumento médio do valor do imóvel quando há instalação do sistema de energia solar. 

É comprovado: imóvel com sistema fotovoltaico vale mais 

Mesmo um dos principais benefícios sendo a economia na conta de luz, outra questão não passa despercebida: a valorização do imóvel. E foi o que apontou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, já que por lá o setor fotovoltaico está bem mais desenvolvido do que no Brasil. 

Nos Estados Unidos as pessoas estão dispostas a pagar mais por imóveis que tem módulos fotovoltaicos instalados. E eles também são vendidos mais rapidamente. Por lá, a valorização dos imóveis que possuem sistema fotovoltaico tem valorização em média entre 8% e 12%. Aqui a valorização média dos imóveis, dependendo do sistema e do valor original do imóvel, gira em torno de 10%. Não é mesmo interessante?  

Já quando se fala do Brasil, o CRECI-SP apontou que o valor agregado ao imóvel que possui sistemas de energia solar pode chegar a ser proporcional ao valor do investimento. Foi o que afirmou um estudo da Green Building Council (GBC) Brasil. 

É possível deixar o imóvel sustentável certificado, seja residencial ou comercial, e valorizá-lo em até 30%. Isso é muita coisa, justamente pelo fato da procura e do crescimento do sistema, e pela preocupação com o meio ambiente.

Mas infelizmente o Brasil está deixando passar uma oportunidade em competir no mercado internacional de energia solar que hoje dominado pela China.  

Nota-se ainda que, apesar dos custos serem elevados, a demanda por sistemas fotovoltaicos BIPV vem crescendo nas economias mais desenvolvidas do mundo, e no Brasil a procura e interesse é grande também. 

Sistema fotovoltaico: instalar ou não? 

No momento atual, muitos clientes estão se beneficiando em relação a instalação de sistema solar. Justamente porque os custos dos sistemas de energia solar vêm caindo com a introdução de novas tecnologias, melhorias nos processos de manufatura e aumento da produção. 

A grande procura pelo sistema conseguiu alcançar duas questões importantes: Primeiro que houve uma redução de 70% no preço do kit solar nos últimos 10 anos, isso aumentou a procura por alternativas como a energia solar, e um dos motivos pelo interesse da procura é o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. 

O mesmo vale sobre as perspectivas futuras que também são consideradas muito promissoras quando levado em consideração a eficiência, redução de custos e aumento da durabilidade e resistências das células fotovoltaicas. 

Mesmo no Brasil o sistema fotovoltaico representar  menos de 1% das fontes de energia empregadas em todo o país, muitos justificam esse número ao fato do seu custo ainda ser elevado quando comparado com outras fontes de energia renovável. 

Sistema seguro e em expansão 

Dados afirmam que a energia solar começou a se expandir no Brasil em 2015. E por ser um investimento seguro e com retorno a médio prazo, entende-se porque esse mercado está em expansão no Brasil e cada vez mais pessoas se interessam em instalar sistemas fotovoltaicos em suas casas.  

Mesmo que os custos de instalação de energia solar possam parecer alto, a princípio, ele é compensado ao longo do tempo. Além de valorizar o imóvel, os painéis solares nos imóveis diminuem muito os gastos com consumo de energia elétrica. 

A procura e o interesse dos consumidores é grande. Isso porque muitos sabem que por mais que seja um investimento considerado alto, quando o imóvel for vendido isso aumentará aumenta a liquidez do negócio. Sem contar que conforme especialistas afirmam, os sistemas fotovoltaicos já se pagam em 5 anos em muitos estados brasileiros. 

Como instalar energia solar? 

Se as suas dúvidas foram esclarecidas, então não perca tempo. Veja   a instalação do sistema fotovoltaico como uma ótima oportunidade para valorizar o seu imóvel e ainda diminuir os custos com a energia elétrica 

É possível fazer a mudança. E para os Estados do Nordeste essa é uma grande oportunidade. Afinal, nestes Estados o sol se faz presente na maior parte do ano, ou seja, o sol como recurso explorado é infinito. E uma dúvida pode surgir? Qual empresa escolher para a instalação da energia solar em seu imóvel? Uma empresa confiável. 

Por isso, que a empresa Suntech é reconhecida e comprometida. É porque possui uma sede física, própria, onde você encontra toda a estrutura para lhe explicar melhor como funciona o sistema de geração de energia e atender todas as demandas dos clientes. 

Outro motivo em optar pela energia solar é a liberdade de contar com um sistema que conta com diversas vantagens. Uma delas como já mencionada, é eliminar a necessidade de lidar com as contas mensais de energia elétrica. Que dependendo da região em que você mora pode ser um custo mensal muito alto. 

Após ler o texto já é possível ter mais questões esclarecidas. Uma delas é saber o que quer e que a decisão que tomar hoje pode melhorar o seu futuro. Pense: você compraria uma casa tradicional, ou uma casa que permite gerar a sua própria energia a partir de uma fonte renovável? Com certeza a segunda opção não é mesmo?  

Você gostaria de entrar nesse mercado e se tornar um integrador? Acesse o nosso site ou então escreva a sua dúvida. Nós ficaremos felizes em te ajudar nessa decisão que vai trazer inúmeros benefícios. 

Então, não perca mais tempo, clique em Solicitar Orçamento, envie seus dados, que no mais breve tempo, você irá receber um telefonema da equipe de atendimento Suntech Energia Solar. 

Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escreverGostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter!