A energia solar está em alta. A cada ano cresce a procura pela sua implementação. Com vários benefícios desde econômica até ambiental, os investimentos em torno dela vem aumentando consideravelmente.

E uma cidade que vai ganhar investimento nessa área é Barreiras, localizada no oeste baiano. Ela receberá um dos maiores parques de energia solar do Brasil. Será instituído como projeto Sertão Solar Barreiras. E não apenas isso, é esperada a geração de 500 empregos diretos e em torno de 2.000 indiretos.

O parque de energia solar será implementado em uma área de 300ha localizados na Serra da Bandeira, seis quilômetros do aeroporto regional. Com a liberação dos licenciamentos, a expectativa é de que as atividades no campo de obras sejam iniciadas em janeiro de 2019, os investimentos estão avaliados em 350 milhões de reais.

Quais as vantagens do parque solar fotovoltaico para a região de Barreiras?

São muitas as vantagens deste projeto para essa região. O projeto Sertão Solar Barreiras irá beneficiar e reforçar a oferta de energia na região, aumentando a produção de empregos e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento da cidade e região.  E não somente isso, toda população se beneficiará ao poder contar com um projeto do tamanho deste porte.

A própria área de energia solar se mostra promissora frente a estes avanços. Lembrando que o projeto Sertão Solar Barreiras terá uma área instalada de mais de 116 MW, o que corresponderá a mais de 350000 painéis solares fotovoltaicos.

E quando se fala de impacto, este é bem menos quando comparado as centrais Hidroelétricas e Termoelétricas já existentes naquela região.

Autoridades defendem implementação

As autoridades responsáveis e envolvidos com esse projeto defendem o projeto:

“Estamos em uma região de produção agrícola em expansão na área de irrigação e industrialização, esse investimento chega aqui em boa hora para reforçar a oferta de energia em nossa região. Além de alavancar o comércio, a geração de emprego e renda, a arrecadação municipal também ganhará com o funcionamento do parque por meio de impostos como o ICMS e royalties”, disse o prefeito de Barreiras Zito Barbosa.

“Queremos aproveitar ao máximo a mão de obra local, e nesse sentido necessitaremos do apoio da Prefeitura. Nosso projeto em Barreiras tem capacidade de produção de 116, 86MW de potência, para se ter uma ideia a estrutura corresponde a 352.442 painéis de energia”, explicou o diretor de desenvolvimento da Atlas Renewable Energy, empresa responsável pelo empreendimento.

“Esse é um projeto de impacto ambiental muito pequeno, diferente das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e Termoelétricas que nós temos na região”, concluiu o prefeito.

Quero energia solar agora!

O primeiro passo para solicitar um orçamento para instalação dos equipamentos é procurar uma empresa especializada. Para saber mais sobre projetos de energias sustentáveis e possibilidades de linhas de financiamento não deixe de escrever. 

Gostou e quer receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Cadastre-se em nossa newsletter!

Referência: https://www.ambienteenergia.com.br

Com informações da prefeitura de Barreiras.