Recentemente a Suntech Energia Solar realizou uma viagem de pesquisa aos EUA e visitou a recém construída escola pública Green Dot Animo Leadership High School em Inglewood, Los Angeles, conhecida pela sua grande fachada coberta por 650 painéis solares, que não só ajudam a proteger o edifício do sol como também produzem 75% da energia necessária ao funcionamento do estabelecimento de ensino.

O colégio é um exemplo de arquitetura sustentável e geração fotovoltaica. Um modelo para a construção de escolas no mundo inteiro, principalmente nas regiões que recebem altas incidências de raios solares.

A construção aproveita ao máximo a ventilação natural e a luz do sol, reduzindo o uso de ar condicionado e de iluminação nos ambientes. Os funcionários podem regular a intensidade da luz que entra no colégio. Nas partes externas em que a fachada do prédio não está revestida por painéis solares, foram instaladas telas que estimulam a interação dos alunos com o ambiente que cerca a escola.

Segundo a empresa de arquitetura que criou o projeto, a Brooks + Scarpa, a estratégia sustentável da escola vai reduzir as emissões de carbono em mais de 1,36 milhões de Kg – o que se traduz no equivalente de emissões anuais de mais de mil automóveis.

A construção da escola custou €13,3 milhões (R$ 34 milhões), onde os arquitetos optaram por transcender o layout da tradicional grande estrutura em bloco, escolhendo construir a escola à volta de um grande pátio interno.

Este design ajuda a fornecer uma boa quantidade de luz natural e de ventilação capazes de entrar na estrutura, limitando assim a necessidade de iluminação interior adicional e de ar condicionado.

Nas zonas em que o exterior do edifício não está coberto por painéis solares, foram instaladas telas caneladas que, em termos visuais, ligam a escola ao ambiente envolvente, permitindo ainda aos funcionários controlar a quantidade de luz que entra no edifício.

Para conhecer essas e outras soluções a Suntech, que trabalha continuamente para aprimorar seu portfolio de serviços e oferecer produtos que estejam no topo da tecnologia de geração de energia fotovoltaica, realiza periodicamente viagens aos EUA e China. Esse tipo de experiência, relata um dos Diretores da empresa, é extremamente salutar para a melhoria do trabalho desenvolvido.